quarta-feira, 13 de julho de 2011

13 de Julho Dia Mundial do Rock



Hoje, dia 13 de julho, é o Dia Mundial do Rock. Desde 1985 comemora-se essa data. Foi no Live Aid - festival pelo fim da fome na Etiópia - que o dia 13 de julho ficou conhecido como o dia mundial do rock.

A história do rock

Interligando estilos e ritmos o Rock ‘n Roll cruza fronteiras inimagináveis, desfaz clichês e chama a atenção por onde passa positiva e negativamente, muitos consideram apenas barulho, coisa do capeta (rsrs), desvirtuador de pobres e indefesos adolescentes que ainda não sabem o que querem pra suas vidas ; outros um estilo de vida, uma forma de pensar, de se expressar. Até hoje, guitarras e baterias contam a história do menino rebelde, mestiço, filho ilegítimo de uma vertente musical afro-americana (rhythm ‘n blues) e um gênero de tradições européias (country). Contraditório desde o início, ele surge num país e numa época marcados pela segregação racial. Seu ponto de partida também é polêmico: há quem defenda Rocket 88, gravado em 1951 por Jackie Brenston; outros prefe¬rem Shake, Rattle and Roll, registrado em 1954 pelo negro Big Joe Turner e pelo branco Bill Halley.
O rock talvez seja o mais mutante dos gêneros. Graças a sua capacidade de absorver e recombinar influências, ele segue surpreendendo. O mais legal é transitar pelas vertentes desse submundo, da rebeldia adolescente às melodias eletrônicas, que querem desde extravasar seus medos, fúrias, revoltas e o c*r*lh* a 4, ou mesmo contar uma história de vida, de uma fase ou ate de um fim de semana de sexo drogas e rock ‘n roll. XD
Com inúmeras vertentes o rock conquista fãs por todo o mundo, cada um com seu estilo, sua preferência, mas todos, no fim gostam mesmo é de curtir o rock, da forma que mais lhe agradar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário